Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – A


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

ADMINISTRAÇÃO – Tipo de contrato entre o proprietário e construtora em que a empresa contratada somente administra a obra de construção civil e recebe como pagamento uma porcentagem sobre todas as despesas realizadas na construção denominada taxa de administração.

ÁGUA – Água é a superfície plana inclinada de um telhado.

ÁGUA FRIA – Uma instalação predial de água fria (temperatura ambiente) constitui-se no conjunto de tubulações, equipamentos, reservatórios e dispositivos, destinados ao abastecimento dos aparelhos e pontos de utilização de água da edificação, em quantidade suficiente, mantendo a qualidade da água fornecida pelo sistema de abastecimento.

ÁGUA FURTADA – Água-furtada é uma parte do telhado, constituída por uma aresta inclinada delimitada pelo encontro de duas águas que formam um ângulo reentrante, ou seja, é para onde convergem as águas que caem sobre o telhado, também é conhecido por “calha” ou “rincão”.

ÁGUA QUENTE – Uma instalação predial de água quente constitui-se no conjunto de tubulações, equipamentos, reservatórios e dispositivos, destinados ao abastecimento dos aparelhos e pontos de utilização de água quente da edificação, em quantidade suficiente e temperatura controlável mantendo a qualidade da água fornecida pelo sistema de abastecimento.

AGUARRAZ – Aguarrás na pintura é muito utilizada como solvente, é material líquido utilizado por pintores para diluir tintas esmaltes e vernizes.

ÁGUAS PLUVIAIS – Água pluvial é a água provinda das chuvas, que é colectada pelos sistemas urbanos de saneamento básico nas chamadas galerias de águas pluviais ou esgotos pluviais. Na edificação tais instalações são compostas por calhas e tubos que escoam água através do chamado “escoamento por gravidade”. As instalações pluviais têm como principal função recolher e conduzir para um local determinado as águas provenientes da chuva que atingem a edificação, garantindo, desta forma, que não haja excessiva umidade no edifício. O destino das águas pluviais pode ser:
-Disposição no terreno, com o cuidado para não haver erosão, usando para isso leito de pedras no local de impacto;
-Disposição na sarjeta da rua ou por tubulação enterrada sob o passeio, pelo sistema público, as águas pluviais chegam até um córrego ou rio;
-Cisterna (reservatório inferior) de acumulação de água, para uso posterior.

AJUDANTE DE PEDREIRO – Ajudante de pedreiro como o próprio nome diz, é o responsável por auxiliar o pedreiro em determinadas tarefas durante sua jornada de trabalho na construção civil.

ALAMBRADO – É a cerca feita com fios de arame que delimita um terreno. A tela de alambrado é fabricada em malhas quadrangulares com arame galvanizado ou revestido, a tela de alambrado garante proteção e segurança, substituindo os muros de alvenaria com eficiência, mantendo a beleza, aumentando a ventilação e iluminação com versatilidade e economia.

< Anterior | Próximo >