Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – B


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

BAGUETE – Baguete é a moldura simples, de seção reduzida, cujo perfil, em geral, é de um arco de círculo, em madeira, plástico ou metal, usado em aplicações ornamentais, arremates, fixação de vidros etc.

BALANÇO – Balanço é a saliência ou corpo que se projeta para além da prumada de uma construção, sem estrutura de sustentação aparente.

BALAUSTRE – Balaústre é a pequena coluna ou pilar em metal, madeira, pedra ou alvenaria que, alinhada lado a lado, sustenta corrimãos e guarda-corpos.

BALCÃO – Balcão é um elemento em balanço, na altura de pisos elevados, disposto diante de portas e janelas. É protegido com grades ou peitoril. Diz-se também balcão uma bancada que pode complementar a pia da cozinha e da churrasqueira ou pode ser utilizada para áreas externas e pode ser de madeira, concreto ou com pedra de granito.

BALDRAME – Baldrame ou viga de fundação é um tipo comum de fundação para pequenas edificações, considerada um tipo de fundação rasa. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado, construída diretamente no solo dentro de uma pequena vala para receber pilares alinhados. É mais empregada em casos de cargas leves como as de residências construídas sobre solo firme.

BALIZADOR – Balizador é uma luminária utilizada com função de balizar, ou seja, direciona o caminho. Instalada nos jardins, no corredor circular e no quarto.

BANHEIRO – As instalações sanitárias, banheiro ou casa de banho também conhecidas como sanitário, privada, gabinete sanitário, toalete (ou toilette), lavabo, ou WC (sigla de water closet, significando “gabinete da água” em Inglês) é um compartimento de um edifício utilizado para os cuidados de higiene pessoal. De modo geral, os banheiros apresentam um ou mais chuveiros, a fim de possibilitar os banhos. Contudo, banheiros mais antigos ou de alto padrão costumam ter uma banheira, por vezes de hidromassagem. Um vaso sanitário também é um dos elementos principais dos banheiros. Lavabos e torneiras são outros característicos, pois permitem que os usuários possam limpar suas mãos após o uso do banheiro.

BARRA – Barra é um condutor rígido, em forma de tubo, ou de seção perfilada, fornecida em trechos retilíneos. As barras são usadas como condutores (geralmente sem isolação) em equipamentos, tais como quadros de distribuição, painéis, subestações desabrigadas, abrigas ou blindadas.

BARRAMENTO – Barramento é o conjunto de barras de mesma seção nominal, com seus suportes e acessórios.

BARRILETE – Barrilete é o conjunto de tubulações de saída do reservatório superior que alimentam as colunas de distribuição. Também conhecido por colar de distribuição ou tubo distribuidor.

BASE – Base é o ponto de ligação do fuste com o pedestal ou pavimento do edifício. Surge inicialmente como uma simples placa de pedra, consequência da necessidade de evitar que a humidade do chão danificasse as primeiras colunas de madeira.

BATENTE – Batente é o rebaixo onde a porta ou a janela encaixam-se ao fechar.

BAY- WINDOW – Bay-Window é a Janela de três faces, instalada no nível térreo, projetada para fora do prumo da construção.

BEIRAL – O beiral é a última fileira de telhas que forma a aba do telhado, constituindo a parte avançada deste sobre o corpo do edifício. Tem a finalidade de provocar a queda das águas pluviais (águas da chuva) de modo que estas não escorram pela fachada do edifício ou residência.

< Anterior | Próximo >