Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – C


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

CHAVE – Chave é um termo geral que designa um dispositivo de manobra (mecânico) que, na sua posição aberta, assegura uma distância de isolamento e, na sua posição fechada, mantem a continuidade do circuito elétrico, nas condições especificadas.

CHUMBAR – Chumbar é fixar com cimento, ou argamassa.

CHURRASQUEIRA – A churrasqueira ou grelhador (ou ainda fogão a carvão) é o principal utensílio culinário utilizado nos churrascos. É um tipo de fogão em que toda a superfície superior é uma grelha colocada sobre uma fonte de fogo aberto, que pode ser lenha, carvão (o mais comum), gás ou mesmo electricidade

CHUVEIRO – Chuveiro é o nome pelo qual é chamada a terminação da rede de água numa residência, com orifícios pequenos que possibilitam sua dispersão e assim molhar uma maior área de modo uniforme, e destinada ao banho e higiene pessoais. O chuveiro elétrico é um equipamento que aquece a água através de uma resistência e é responsável por cerca de 25 % do consumo de energia elétrica de uma residência e sua potência nominal típica varia de 2.500 a 6.500 Watts.

CIMENTO – Cimento é o aglomerante obtido a partir do cozimento de calcários naturais ou artificiais. Misturado com água, forma um composto que endurece em contato com o ar. É usado com a cal e a areia na composição das argamassas. O cimento de uso mais frequente hoje é o Portland, cujas características são resistência e solidificação em tempo curto. Outros tipos surgem na mistura desse cimento com diversos compostos ou elementos, como o cimento com pó de mármore, que dá uma cor esbranquiçada ao material.

CINTA – Cinta ou cinta de amarração é o nome que se dá à sucessão de vigas situadas nas paredes perimetrais das construções visando tornar mais solidárias entre si as paredes concorrentes.

CIRCUITO ELÉTRICO – Circuito elétrico é o conjunto de equipamentos e condutores elétricos, ligados a um mesmo dispositivo de proteção.

CIRCUITOS ALIMENTADORES – Circuitos alimentadores, alimentadores, circuitos de distribuição principal, circuito subalimentador são os circuitos que alimentam um ou mais quadros terminais e ou quadros de distribuição. Os circuitos alimentadores podem ser monofásicos, bifásicos ou trifásicos.

CIRCUITOS TERMINAIS – Circuitos terminais são os circuitos que alimentam diretamente os equipamentos de utilização (lâmpadas, aparelhos elétricos, motores) e ou tomadas de corrente de uso geral ou de uso específico.

CLOSET – Closet é uma palavra inglesa que significa pequeno cômodo usado como quarto de vestir, ou armário para roupas.

CND – A CND é o documento comprobatório da regularidade do contribuinte na Previdência Social. A CND de obra tem como finalidade a averbação da construção, ou quaisquer outras finalidades nos demais casos em que houver emissão de CEI – Cadastro Específico do INSS. As diversas finalidades da CND estão discriminadas na legislação, que deverá ser identificado no requerimento no campo próprio. Será indeferido o pedido de CND com erro de finalidade.

COADEIRA – Coadeira é o mesmo que skimmer.

< Anterior | Próximo >