Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – E


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

EDÍCULA – Edícula, em seu significado comum no Brasil, significa uma casa pequena, localizada no fundo de um terreno, normalmente dispondo apenas de um dormitório, sala, banheiro e cozinha e ocasionalmente uma garagem, com uma área de serviço externa e comumente com saída independente da casa principal. Em algumas regiões do Brasil seu sinônimo é a meia-água.Diz-se tambem de uma estrutura, normalmente considerada acessória à casa, uma construção anexa, mas não interligada, à casa principal.Diz-se tambem da edificação de área de lazer ou área gourmet onde é comum a colocação de churrasqueira.

ELEMENTO VAZADO – Elemento vazado é peça produzida em concreto, cerâmica ou vidro, dotada de aberturas que possibilitam a passagem de luz para o interior da casa. Comum em muros, paredes e fachadas.

ELETRICISTA – Eletricista é o profissional encarregado de fazer a instalação eléctrica projetada pelo engenheiro.

ELETRODUTO – Os eletrodutos são os componentes de uma instalação elétrica que tem as funções de: propiciar aos condutores proteção mecânica e proteção contra ataques do meio ambiente, sobretudo contra corrosão ou ataques químicos oriundos de ações da atmosfera ou agentes agressivos dispersos no meio ambiente (sais, ácidos, gases, óleos, etc.) e fornecer ao meio uma proteção contra os perigos de incêndio resultantes de eventuais superaquecimentos dos condutores ou arcos voltaicos, bem como proporcionar aos condutores um envoltório metálico aterrado (no caso de eletrodutos metálicos), a fim de evitar perigos de choque elétrico. Eles podem ser divididos quanto: ao material em não metálicos: PVC, plástico com fibra de vidro, polipropileno, etc. ou metálicos: aço carbono galvanizado ou esmaltado, alumínio, etc.; flexibilidade em rígidos e flexíveis; forma de conexão em roscáveis e soldáveis; espessura da parede em leve, semipesado e pesado.

EMBARGO – Embargo é o ato administrativo que determina a paralização de obra ou serviço, por descumprimento de norma legal.

EMBOÇAMENTO – Emboçamento é o assentamento com argamassa das telhas da cumeeira. Também se refere a aplicação da primeira camada de argamassa nas paredes (emboço).

EMBOÇO – Emboço é a camada de argamassa aplicada após o chapisco, proporcionando a superfície requerida para a aplicação do acabamento final. Caso esta camada requeira espessura elevada, algo superior a 40-50 mm, detalhes especiais de reforços precisam ser contemplados, sendo que o uso de telas metálicas é bastante comum.

EMPREITADA – A empreitada é a execução contratualmente estabelecida, de tarefa, de obra ou de serviço, por preço ajustado, com ousem fornecimento de materiais ou uso de equipamentos, que podem ou não ser utilizados, realizada nas dependências da empresa contratante, nas de terceiros ou nas da empresa contratada, tendo como objeto um resultado pretendido e pré-determinado, com base em um contrato.

EMPREITADA PARCIAL – Empreitada parcial é a empreitada, com base em contrato, celebrado com empresas construtoras, prestadoras de serviços ou empreiteiras de mão de obra na área de construção civil, para execução de partes da obra, com ou sem fornecimento de materiais.

< Anterior | Próximo >