Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – I


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

ILUMINAÇÃO – Iluminação é a atividade de distribuir luz artificial ou natural num espaço.

ILUMINAÇÃO PARA PISCINA – Iluminação para piscina é o mesmo que iluminação subaquática.

ILUMINAÇÃO SUBAQUÁTICA PARA PISCINAS – Iluminação subaquática é uma forma elegante de decorar a piscina, destacando a cor do revestimento ou inovando a aparência com efeitos de luz. Existem diversos tipos de iluminação, desde a convencional com refletores, passando pela utilização de lâmpadas dicroicas, por fibra ótica ou a iluminação com LEDs.

ILUMINAÇÃO SUBAQUÁTICA POR FIBRA ÓTICA – Fibra Ótica é uma ótima opção para quem quer iluminar com segurança sua piscina. É um sistema que conduz apenas luz através de cabos, isolando o usuário de qualquer perigo de choque elétrico. E não transmite calor. Funciona da seguinte maneira: do iluminador – caixa plástica que contém a lâmpada e instalada ao nível do solo – saem os cabos de fibra que desembocam nas paredes das piscinas em até quatro pontos. Em cada um, uma lente dispersa o raio luminoso pela Água. Também comandada por controle remoto, a Fibra Ótica conta com seis opções de cores (azul claro, verde, amarelo, laranja, rosa e branco), que podem ser projetadas sequencialmente. Em piscinas onde são necessários mais de um iluminador, as emissões de luz contam com o recurso da sincronização. Depois de instalado, a única exigência para se manter o bom funcionamento é trocar a lâmpada a cada seis mil horas. As lentes utilizadas para iluminação são elaboradas em vidro nos formatos ‘plana’ para maior difusão e ‘olho de boi’ para maior alcançe. Os cabos de fibra ótica são de material polimérico, flexíveis, condutores de luz, que podem emitir luz em sua extremidade como uma fonte de luz pontual, ou por todo o seu perímetro, como um emissor de luz superficial. Os cabos poliméricos conduzem luz baseados no princípio da fibra ótica*. De alta performance, os cabos são flexíveis e proporcionam baixa atenuação de luz, ou seja, a luminosidade que percorre a água é praticamente a mesma emitida pela lâmpada. São dois os sistemas que se valem da fibra ótica para essa função: o pontual, localizado no interior da piscina e que ilumina diretamente a água, e o perimetral, que realça o contorno da piscina. No primeiro, a fibra ótica captura a luz gerada por uma fonte de iluminação, levando-a até a outra extremidade da piscina, onde estão os spots. Já no sistema perimetral é utilizada a fibra Sidelight, ou seja, de emissão de luz lateral, geralmente fixada abaixo da pingadeira. Esses sistemas podem ser trabalhados em conjunto ou separadamente.

ILUMINAÇÃO SUBAQUÁTICA POR LEDS – FO LED é uma ótima opção para quem quer iluminar com segurança sua piscina. Vantagens dos LEDs na iluminação de piscinas: Baixíssimo consumo: x Watt por ponto; Eliminação dos transformadores necessários em redes de iluminação com lâmpadas dicroicas; Baixo custo de instalação; Não necessita manutenção preventiva ou corretiva; Vida útil mínima dos LEDs em torno de 100.000 h; Não necessita troca de lâmpadas; Cores na piscina, permitindo efeitos visuais modernas ou paradas na cor da preferência (mesmo efeito da fibra ótica, custo inferior); Economia de água e produtos de tratamento: com uma iluminação tradicional, pode ser preciso baixar o nível da piscina para efetuar troca das lâmpadas (vida útil de médio de 1000 a 2000 h);Isolamento elétrico: todas as conexões dos canhões são realizadas com resinas especiais impossibilitando a entrada de água nas conexões dos LEDs; Riscos elétricos eliminados: segurança pela baixa voltagem (12 Volt, corrente contínua) eliminando a possibilidade de choques elétricos; Baixa potencia / baixa temperatura: os canhões c/ LEDs podem funcionar fora da água sem risco de queimarem; Iluminação moderna.

< Anterior | Próximo >