Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – P


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

PÉ DIREITO – Pé-direito é uma expressão muito utilizada em arquitetura, engenharia e em construções em geral, que indica a distância do pavimento ao teto.

PEDREIRO – Pedreiro é o profissional que participa na construção de praticamente todos os subsistemas do edifício. Ele participa das fundações e estruturas, fazendo e aplicando o concreto, que é o material do qual são feitas estas partes do edifício. Ele participa das vedações, construindo paredes em alvenaria, que é a técnica mais utilizada para construção dessa parte do edifício. Participa dos revestimentos, aplicando as argamassas, que compõe os revestimentos mais utilizados. Participa também das instalações, embutindo e revestindo tubulações.

PEI – Pei é a sigla de Porcelain Enamel Institute, é o método que indica o resultado do teste de resistência ao desgaste por abrasão ao qual o piso esmaltado é submetido conforme a norma brasileira ABNT NBR 9455/86, cuja classificação indica os ambientes mais adequados para sua utilização. Sua classificação varia de 0 a 5 e quanto maior o índice, maior a resistência.

PEITORIL – Peitoril é a base inferior das janelas que se projeta além da parede e funciona como parapeito.

PELOTIS – Pilotis É O conjunto de colunas de sustentação do prédio que deixa livre o pavimento térreo.

PENDENTE – Pendente é uma luminária que é aplicada no teto fica “afixado” geralmente por fios elétricos ou cabo de aço devido seu peso. É uma peça funcional, mas pelo seu design pode ser usada também como peça de decorativa. São usadas em mesas de refeições, bancadas e mezaninos.

PERGOLA – O mesmo que pergolado.

PERGOLADO – Pergolado é a proteção vazada, apoiada em colunas ou em balanço, composta por elementos paralelos feitos de madeira, alvenaria, concreto.

PIA – Pia é uma plataforma dotada de uma cuba côncava, geralmente com uma torneira (ou duas, uma para água quente, outra para água fria), usada principalmente em banheiros e cozinhas. Pode ser de alumínio, ceramica ou porcelana, mas normalmente de pedra, por vezes, mármore. Para banheiros costuma-se usar a palavra lavatório ao invés de pia, como o recipiente onde se lavam as mãos e outras partes superiores do corpo.

PILAR – Pilar é o elemento estrutural vertical de concreto, madeira, pedra ou alvenaria. Quando é circular, recebe o nome de coluna.

PINTOR – Pintor é o profissional encarregado de preparar e aplicar a tinta nas superfícies que vão receber pintura.

PINTURA – Camada de recobrimento de uma superfície, com funções protetora e decorativa, obtida pela aplicação de tintas e vernizes, através de técnicas específicas. A pintura na construção civil é uma camada de acabamento na forma de uma película aderente, estratificada e de espessura total 1,0 mm. Os múltiplos estratos resultam da aplicação de sucessivas demãos de tintas de fundo (primers), massas de nivelamento e tintas de acabamento. A pintura na construção civil é aplicada sobre os mais diversos substratos: peças de concreto, revestimento de argamassas, alvenarias aparentes, componentes metálicos e de madeira (esquadrias, gradis, vigamentos, etc.), telhas, pisos cimentícios e de madeira, etc. Um sistema de pintura é um conjunto de tintas de fundo (p.ex.: seladores, primers anticorrosivos, fundos preparadores de superfície), massas de nivelamento (p.ex.: massa corrida, massa à óleo, massa para madeira) e tintas (e vernizes) de acabamento, formulados a partir de uma mesma resina.

< Anterior | Próximo >