Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – D


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

DECK – Deck palavra inglesa que designa o convés dos navios. Na construção, refere-se às plataformas feitas com tábuas para circundar piscinas ou espelhos d’água.

DECLIVE – Declive é quando o terreno se apresenta em subida em relação à rua.

DECORAÇÃO DE INTERIORES – Decoração de interiores é o mesmo que projeto de decoração de interiores.

DEMÃO – Demão é cada uma das camadas de tinta ou qualquer outro líquido aplicado sobre uma superfície qualquer.

DESDOBRO – Desdobro é a subdivisão de um lote com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique em abertura de novas vias e logradouros públicos, nem prolongamento, modificação ou ampliação das existentes.

DESMEMBRAMENTO – Desmembramento é a subdivisão de uma gleba, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique em abertura de novas vias e logradouros públicos, nem prolongamento, modificação ou ampliação das existentes.

DIREÇÃO TÉCNICA DA OBRA – A responsabilidade técnica sobre a obra estará vinculada ao serviço de direção técnica, que será prestado através de visitas dos profissionais ao local da obra para esclarecimento de dúvidas, fiscalização geral da mão de obra, opções por pequenas mudanças, auxílio e sugestões na escolha dos acabamentos, cores para pintura, forros de gesso, detalhes, iluminação, etc. Estará incluído neste serviço o fornecimento de desenhos detalhados de elementos da edificação conforme solicitação do cliente e necessidade verificada em obra. São exemplos de pranchas adicionais de detalhamentos, que podem fazer parte do serviço de direção técnica da obra: Paginação de revestimentos piso e paredes de banheiros, cozinhas e áreas de serviço; Plantas com locação e definição de iluminação decorativa; Detalhamentos de forros de gesso; Desenhos personalizados de janelas, portas e portões de madeira, alumínio ou ferro; Desenhos personalizados de guarda corpos e corrimãos; Desenho personalizado de mobiliário de alvenaria, concreto, madeira ou metal; Desenho de bancadas especiais e definição de louças e metais fora de padrão.

DISJUNTOR – Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas. A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida. Uma das principais características dos disjuntores é a sua capacidade em poderem ser rearmados manualmente, depois de interromperem a corrente em virtude da ocorrência de uma falha. Diferem assim dos fusíveis, que têm a mesma função, mas que ficam inutilizados quando realizam a interrupção. Por outro lado, além de dispositivos de proteção, os disjuntores servem também de dispositivos de manobra, funcionando como interruptores normais que permitem interromper manualmente a passagem de corrente elétrica. Existem diversos tipos de disjuntores, que podem ser desde pequenos dispositivos que protegem a instalação elétrica de uma única habitação até grandes dispositivos que protegem os circuitos de alta tensão que alimentam uma cidade inteira.

DISO – A DISO é o requerimento da CND, conforme modelo previsto no Anexo XI da IN SRP no. 03/05 deverá ser preenchida e assinada pelo responsável pela obra ou representante legal da empresa, em duas vias.

DISPOSITIVO DE ASPIRAÇÃO DE UMA PISCINA – O dispositivo de aspiração é usado quando existe uma tubulação de sucção destinada exclusivamente à conexão de aspirador. É instalado abaixo do nível da água da piscina e deve permanecer vedado por um “plug.

DISPOSITIVO DE HIDRO – Dispositivo de hidro é o mesmo que dispositivo de hidromassagem.

< Anterior | Próximo >