Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – G


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

GABARITO – Gabarito é a marcação feita com fios nos limites da construção antes do início das obras. O encontro de dois fios demarca o lugar dos pilares. Também chamada assim a peça que é executada geralmente em compensado ou papel grosso onde é marcada a forma exata que a futura peça irá ter no local, ou irá se encaixar. Em urbanismo, chama-se assim à altura máxima que podem ter os edifícios em determinadas ruas.

GABINETE – Gabinete é um armário que fica abaixo da pia e lavatório, comumente é uma instalação fixa, mas pode ser também móvel.

GARAGEM – Garagem é um lugar próprio para se e estacionar e guardar veículos. Geralmente está anexa a uma casa, a um apartamento ou a uma sala comercial. Diferencia-se do estacionamento porque este é necessariamente pago e constituído como empresa com fins de lucro, concessão pública ou concessão a instituições filantrópicas. Se localizada em um condomínio comercial ou residencial, a manutenção da garagem pode ser incluída conjuntamente à das instalações comuns, em função da natureza da vaga. É possível também alugar ou ceder a vaga de garagem a outrem.

GAZEBO – Gazebo é um pequeno quiosque colocado no jardim. Sua estrutura é formada de madeira, ferro ou pedra, e o fechamento é feito com vidros ou treliças.

GESSO – O gesso é um aglomerante produzido a partir da gipsita (também denominada por pedra de gesso), composto basicamente de sulfato de cálcio di-hidratado. O gesso não é só bonito e barato: as peças confeccionadas com este material apresentam bom isolamento térmico e acústico. Sua plasticidade permite produzir formas especiais e elementos diferenciados, que dependem da criatividade de quem trabalha com ele. Além de manter equilibrada a umidade do ar em áreas fechadas (especialmente naqueles onde há sistemas de condicionamento de ar), devido à sua facilidade em absorver água. Contudo, não é possível abusar de suas características; molhadas, as peças têm diminuída a resistência mecânica, limitando assim o seu uso a ambientes internos. Em suas infinitas aplicações, o gesso se destina principalmente a dois tipos de segmento: construtivo, como em revestimentos, divisórias, forros, e decorativo, na arquitetura de interiores.

GLEBA – Gleba é o terreno com área igual ou superior a 10.000,01 m2 (dez mil vírgula zero um metros quadrados) que seja resultante de parcelamento regular do solo.

GRAFIATO – O grafiato é um revestimento a base de polímeros acrílicos, dolomitas e minerais que após sua aplicação, apresenta aspecto de ranhuras. Possui ótima resistência ás intempéries e aderência sobre a superfície, bem como a ação da umidade, mofos e raios UV. Não retém o pó, é auto lavável devido a sua formulação química que contém óxido, corantes industriais e hidro-repelentes que asseguram maior durabilidade. Para aplicação do produto, recomenda-se o uso de desempenadeiras de aço e para obter os riscos uniformes com a desempenadeira de PVC.

GRAMA – Grama é o nome comum da família de plantas Gramineae. Com mais de 9 mil espécies conhecidas, essa família é uma das maiores do planeta. Há alguns tipos muito comuns, embora a maioria das pessoas nem faça ideia disso: o arroz, o milho e a aveia estão incluídos.

GRANITO – O granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por quartzo e feldspatos, tendo como minerais acessórios: mica (presente praticamente sempre), hornblenda, zircão e outros minerais. O granito é utilizado como rocha ornamental e na construção civil. Para o sector de pedras ornamentais e de revestimento, o termo granito designa um amplo conjunto de rochas silicatadas, abrangendo monzonitos, granodioritos, charnockitos, sienitos, dioritos, doleritos, basaltos e os próprios granitos. Utlizadas entre outros usos para bancadas, pias de cozinha e soleiras.

GUARDA-CORPO – Guarda-corpo é uma grade ou balaustrada de proteção usada em balcões, janelas, sacadas ou varandas. O guarda-Corpo como o próprio nome diz, ele serve de proteção ao corpo das pessoas, sem ele, as pessoas, principalmente crianças poderiam ultrapassar o espaço entre a base e o corrimão e projetar-se no espaço vazio até o chão. Dependendo da altura, evita graves acidentes. Pode ser confeccionados em barras do mesmo material do corrimão, esticadores de aço e vidros dos mais diversos tipos. O Guarda-corpo é utilizado tanto no corrimão para escada reta, em L, escada caracol e também, e principalmente para corrimão de mezanino. Em áreas externas, além de escadas é muito utilizado em varandas e piscinas.

GUARDA-ROUPA – Armário Guarda-roupa é onde guardamos as roupas e objetos pessoais, gravatas, cintos, etc.

GUARNIÇÃO – Guarnição é uma peça que arremata, ou mata a junta com a parede fixado em aduelas e marcos, também chamado alisar ou cercadura, se for de madeira composto de réguas ou sarrafos, podendo ser trabalhados.

< Anterior | Próximo >