Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – L


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

LOTE – Lote é o terreno com área igual ou inferior a 10.000,00 m2 (dez mil metros quadrados), resultante de parcelamento regular do solo com pelo menos uma divisa lindeira ao logradouro público e registrado como lote edificável.

LOTE MÍNIMO – Lote mínimo é a menor área de terreno possível de ser obtido através de um desdobro, desmembramento ou loteamento.

LOTEAMENTO – Loteamento é a subdivisão de um lote ou gleba em pelo menos dois lotes ou glebas, com abertura de novas vias de circulação, de logradores públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.

LOTEAMENTO FECHADO – Loteamento fechado é o loteamento em que há um parcelamento formal do solo e uma associação de moradores assume a administração com funções análogas as de um condomínio.

LOUÇAS – Louça sanitária é um produto cerâmico que tem a finalidade de atender as necessidades fisiológicas do ser humano. As louças sanitárias são produzidas em cerâmica por causa de higiene, um custo viável e é fácil de encontrar as rochas que constituem a cerâmica. Processo de fabricação. Os fabricantes utilizam na composição de sua massa cerâmica materiais que são caracterizados em plásticos e não plásticos. Os materiais plásticos (Argila, Caulim, Filito e Água) têm a função de dar maleabilidade e moldabilidade à louça, sendo diluídos em água e tendo a porcentagem controlada. Os materiais não plásticos dão força e robustez a peça são moídos em um moinho de bolas e depois separados para o uso. Misturando os dois tipos de materiais de forma controlada e uniforme com um rígido controle do tamanho dos grãos e da quantidade de cada material. Essa mistura é chamada de Barbotina. A Barbotina é a argila misturada com água em estado cremoso, é composta de 70% de sólidos e 30% de líquidos para se evitar a decantação. Com a mistura pronta é feita a fundição da massa para essa se tornar uma louça sanitária. As principais utilizações na construção civil são as bacias sanitárias, lavatórios, pias, cubas, mictórios e tanques.

LUMINÁRIA – luminária é um dispositivo que serve para distribuir, filtrar ou transformar a luz de uma ou mais fontes de luz. Existem dentre outros os seguintes tipos: abajur, arandela, balizador, lustre, luminária embutida, luminária de pé, pendente, plafon, refletor, spot e up-light.

LUMINÁRIA DE PÉ – Luminária de pé tem a mesma função da luminária de mesa, mas possui uma base que dispensa a utilização de mesas para apoio. Além de ser usada para leitura também é usada como decoração.

LUMINÁRIA EMBUTIDA – Luminária embutida são peças para ser embutidas no gesso, aplicadas no teto. Os embutidos são diversos, existem aqueles com fechamento em acrílico ou vidro para lâmpadas fluorescentes, incandescente ou compacta. É possível também encontrar as opções sem embutido e com embutidos direcionáveis. Essas luminárias causam ao ambiente a sensação de limpeza.

LUNINÁRIA DE MESA – A luminária de pé tem o mesmo objetivo da luminária mesa, mas esta por ter sua própria base, não depende de uma mesa para apoiá-la. Pode ser com finalidade de leitura ou apenas decorativa.

LUSTRE – Lustres Uma peça usada geralmente como complemento de decoração, instalado no centro do ambiente, dependendo do design pode atuar como iluminação geral. Indicada para salas de jantar, hall de acesso e mezanino.

< Anterior | Próximo >