Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – S


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

SACADA – Sacada é uma pequena varanda. Qualquer espaço construído que faz uma saliência sobre o paramento da parede. Balcão de janela rasgada até ao chão com peitoril saliente. Ver Balcão. Teoricamente, é qualquer elemento arquitetônico que se projeta para fora das paredes sem estrutura aparente, ou seja, o mesmo que balanço. Na prática, é sinônimo de balcão.

SANITÁRIO – O mesmo que banheiro.

SAPATA – Sapatas é a parte mais larga e inferior do alicerce. Há dois tipos básicos: a isolada e a corrida. A primeira é um elemento de concreto de forma piramidal construído nos pontos que recebem a carga dos pilares. Como ficam isoladas, essas sapatas são interligadas pelo baldrame. Já a sapata corrida é uma pequena laje armada colocada ao longo da alvenaria que recebe o peso das paredes, distribuindo-o por uma faixa maior de terreno. Ambos os elementos são indicados para a composição de fundações assentes em terrenos firmes.

SAUNA – A sauna, chamada ainda de banho finlandês, cheia de água térmica, consiste em uma sala ou casa com um ambiente muito aquecido, a fim de propiciar relaxamento e promover o convívio social entre os frequentadores do recinto. Há basicamente dois tipos de saunas: a “sauna a vapor” (sauna úmida ou banho turco) e a “sauna seca”, que utiliza pedras ou outro material que é aquecido, sem libertar vapor. A sauna úmida raramente ultrapassa os 60°C enquanto na sauna seca o corpo humano tolera facilmente temperaturas superiores a 80 °C durante curtos períodos de tempo. A sauna seca é de origem finlandesa. O interior das saunas secas é revestido de madeira e as cabinas de sauna são aquecidas à lenha ou a eletricidade.

SELADORA – Seladora ou selador é um componente usado para impermeabilizar, fechar os poros de uma superfície.

SHAFT – Shaft é uma palavra de origem inglesa que significa vão na construção para passagem de tubulações e instalações verticalmente.

SIFÃO – Sifão é a peça formada por um compartimento que retém água, encontrado na saída das bacias sanitárias, nos ralos sifonados e em caixas de inspeção nas redes de esgotos.

SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS – Sistema de proteção contra descargas atmosféricas é um sistema completo destinado a proteger uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas. É composto de um sistema externo e de um sistema interno de proteção. O sistema externo de proteção é o sistema que consiste em subsistema de captores, subsistema de condutores de descida e subsistema de aterramento. O sistema interno de proteção: conjunto de dispositivos que reduzem os efeitos elétricos e magnéticos da corrente de descarga atmosférica dentro do volume a proteger (DPS – dispositivo de proteção contra surtos). NBR 5419/2001.

SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA DE UMA PISCINA – O sistema de recirculação e tratamento inclui toda a tubulação, equipamentos e dispositivos destinados à filtração, aquecimento e desinfecção da água. Seus principais componentes são: as tubulações, filtros, bombas de recirculação, pré-filtro, drenos ou ralos de fundo, coadeiras, dispositivos de retorno, dispositivos de aspiração, dispositivos de hidroterapia, dosadores de produtos químicos, visores de retrolavagem e aquecedor.

SKIMMER – O skimmer ou coadeira é instalada na parede do tanque na altura do nível da água e conectada à sucção da bomba. Sua função é promover um fluxo superficial da água da piscina e assim recolher as partículas flutuantes, tais como folhas, insetos, óleo etc.

< Anterior | Próximo >