Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – T


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

TABEIRA – Tabeira é a peça de acabamento do telhado para esconder as pontas dos caibros e é também a peça de contorno no perímetro e arremate em pisos.

TACO – Taco é cada uma das pequenas peças de madeira que formam o parquete. Pedaço de madeira embutido na parede ou no concreto armado para receber pregos ou parafusos nos marcos de portas, tábuas de rodapés e lambris de madeira.

TALUDE- Talude é uma rampa. Inclinação de um terreno em consequência de uma escavação, escarpa. Volume inclinado de terra, coberto por grama, que atua como muro de arrimo, impedindo o desmoronamento do solo.

TANQUE – O tanque de lavar roupa é um objeto com uma cavidade, a que se chama bacia, onde a roupa é enxaguada, e uma superfície ondulada em um de seus lados, para esfregar a roupa, a que se chama esfregadeira. Geralmente, fica localizado na área de serviço da casa. Tradicionalmente era feito de cimento, mas modernamente apareceram versões em inox, em cerâmica, PVC, e outras fibras sintéticas.

TAPUME – Tapume é a vedação provisória usada durante a construção, visando a proteção de terceiros.

TELEFONE – Telefone é o termo geralmente utilizado para as instalações de telefonia.

TELHA – Telha é um elemento da construção civil usado na cobertura de casas e outras edificações. A telha é tipicamente feita em cerâmica, mas pode ser produzida em uma grande variedade de materiais, como pedra, cimento, amianto, metal, vidro, plástico, madeira, dentre outros.

TELHADO – Chama-se vulgarmente de telhado qualquer tipo de cobertura em uma edificação. Porém, o telhado, rigorosamente, é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado por possuir um ou mais planos inclinados em relação à linha horizontal (diferente, por exemplo, das lajes planas ou das cúpulas). A cada um destes planos inclinados, dá-se o nome de água.

TELHA-VÃ – Telha vã é o telhado sem forro. Telha que não leva argamassa.

TELHEIRO – Telheiro é a construção de simples abertura de telha vã, sem laje, apoiada por pilares e estruturas de madeira ou metálicas, aberta em todas as suas faces ou só parcialmente fechada pdendo ser executada na área do recuo.

TERÇA – Terças são peças apoiadas sobre tesouras, pontaletes ou paredes, dimensionadas conforme cada projeto estrutural para suportar os caibros.

TERRAPLENAGEM – Terraplenagem ou terraplanagem é uma técnica construtiva que visa aplainar e aterrar um terreno. “Terrapleno”, literalmente, significa “terra cheia, cheio de terra”. Geralmente esta movimentação de solo tem o objetivo de atender a um projeto topográfico, como barragens, edifícios, aeroportos, açudes, entre outros projetos.

TESOURA – Tesoura é um tipo de estrutura em treliça, biapoiada, triangular, bastante utilizada no Brasil como apoio de telhados. É normalmente construída em madeira ou perfis de aço.

TESTADA – Testada é a medida da frente do lote.

TEXTURA – Textura é qualquer relevo feito com qualquer material tipo: massa corrida, gesso cré, massa acrílica, e outros, que pode ser feito com rolo, pinceis, espátula. Existem vários tipos, não tem uma forma certa, pode ser feita em móveis, paredes, etc. As texturas podem ser hidro-repelentes ou não. As texturas hidro-repelentes são aquelas que têm cristais de quartzo e que podem ser aplicadas em áreas internas e externas, pois estes cristais garantem a não absorção de água. Portanto, é ideal para áreas externas, pois estas são muito afetadas pela constante presença das chuvas. O grafiato é um tipo particular de textura.

< Anterior | Próximo >