Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – E


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

EMPREITADA TOTAL – Empreitada total é a empreitada, com base em contrato, celebrado exclusivamente com empresa construtora, que assume a responsabilidade direta pela execução de todos os serviços necessários à realização da obra, com ou sem fornecimento de material, responsabilizando pela construção nos termos do Código Civil Brasileiro, comprovada pela ART. Então as empresas não construtoras, mesmo que registradas no CREA não estão autorizadas a celebrar contrato por empreitada total. O dono da obra não pode, neste tipo de contrato, contratar diretamente parte da obra abrangida na responsabilidade da construtora, sob pena de enquadrar o contrato como empreitada parcial.

ENGENHEIRO – Engenheiro (do latim ingenium) é uma pessoa com formação técnico-científica que o torna capaz de resolver problemas tecnológicos, práticos e muitas vezes complexos, ligados à concepção, realização e implementação de produtos, sistemas ou serviços. O engenheiro pode atuar dentro de várias especialidades, dentre elas: Mecânica, Química, Elétrica, Agronomia, Mineração, Computação, Civil, Produção, Aeronáutica.

ENGENHEIRO CIVIL – O engenheiro civil estuda, projeta, fiscaliza e supervisiona os trabalhos de construção de casas e prédios, estradas, pontes, túneis, instalação e o funcionamento de redes hidráulicas de água e esgoto. Prepara e organiza trabalhos de reparos, estabelece planos, especificações e orçamentos de custos de materiais. Controla prazos e padrões de segurança, sem se afastar dos custos que, se elevados, inviabilizam a obra. É, enfim, o responsável pela construção, sua segurança, solidez e sua durabilidade.

ENGENHEIRO ELETRICISTA – O engenheiro eletricista é o profissional envolvido com a produção, transmissão, utilização, distribuição, e recepção da energia elétrica.

ENTULHO – Entulho são os Resíduos de construção e demolição resultantes da construção ou demolição de um edifício, independentemente das suas características. Quando disposto em local inadequado, o entulho pode causar diversos problemas ambientais e de saúde pública, portanto o entulho deve ser depositado em local cadastrado pelo Município ou em aterros de reciclagem de apropriados, conforme a Resolução Nº 307, de 5 de julho de 2002, em vigor desde 2005. O entulho é considerado de responsabilidade daquele que o produziu. A disposição inadequada é considerada crime ambiental. Pode ser retirado através de caminhão ou caçamba.

ENVERNIZAMENTO – O envernizamento é uma das formas de proteger a madeira não só da ação do tempo, como também de cupins, fungos e outras pragas. Oferece opções de brilho e tonalidade. Vernizes incolores ou transparentes mantêm o aspecto original da madeira.

EPOXI – EPOXI é o mesmo que tinta epóxi.

ESCADA – Uma escada é uma construção formada por uma série de degraus, destinadas a ligar locais com diferenças de nível. Pode ser de diversos materiais: concreto, metálicas ou de madeira.

ESCADAS DE ALVENARIA EM PISCINAS – Escadas de alvenaria devem estar contidas entre as paredes do tanque, ou entre paredes contínuas até acimado nível da água, e ser perfeitamente visíveis. O piso dos degraus deve ser antiderrapante e os corrimãos, obrigatórios, devem ser espaçados entre si de no máximo 2,50m.

< Anterior | Próximo >