Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – R


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

REGULARIZAÇÃO DE OBRA JUNTO A PREFEITURA – A regularização das edificações irregulares tem como objetivo legalizar construções erguidas sem prévia licença e à revelia da lei de zoneamento e do Código de Obras e Edificações do município. As situações mais comuns de irregularidade são infrações em relação aos recuos e ao uso do imóvel, desde que permitidos na zona em que estiver localizado. Exemplos disso são corredores laterais que têm medidas menores que as mínimas permitidas pelo Código de Obras e Edificações.

REGULARIZAÇÃO DE OBRA JUNTO AO INSS – A regularização de obra junto ao INSS são os procedimentos junto a Secretaria de Receita Previdenciária necessários para a obtenção da CND – Certidão Negativa de Débitos.

REGULARIZAÇÃO DE OBRAS – A regularização da obra é o ato pelo qual o seu responsável providencia junto às repartições públicas competentes o Auto de Conclusão ou Habite-se e a CND da obra para a averbação no Registro de Imóveis, ou em cumprimento às outras disposições legais.

REJUNTE – Rejunte é o procedimento de aplicação de pós como cimento branco, cimento, serragem fina, ou granilhas apropriadas, especiais, misturadas em líquidos ou cola PVA, para calafetar cerâmicas e as juntas da alvenaria ou as frestas entre os materiais de acabamento.

RELÉ – Relé é o dispositivo elétrico destinado a produzir modificações súbitas e prédeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saída, quando certas condições são satisfeitas nos circuitos de entrada que controlam o dispositivo.

RESPALDO – Respaldo é a última carreira de tijolos de alvenaria no encontro com o forro

RESPIRO – Respiro é uma pequena abertura que favorece a ventilação em armários, depósitos, tubulações, etc.

RETORNO – Retorno é o mesmo que dispositivo de retorno.

RIPA – Ripas (Sarrafos ou Galgas) são os primeiros apoios das telhas e podem ser de madeira (5,0 cm de largura e 2,0 cm de altura) ou metálicas com altura mínima de 1,5 cm. O distanciamento deverá ser conforma a especificação de cada tipo de telha. A colocação das ripas inicia-se de cima para baixo, ou seja, da cumeeira para o beiral. O primeiro sarrafo ou testeira é sempre mais alto em 1,5 cm que os demais sarrafos, para que todas as telhas tenham a mesma inclinação.

RODAMEIO – Rodameio é uma faixa de proteção ao longo das paredes, junto ao piso e ficam a 1 m do piso e servem de bate maca.

RODAPÉ – Rodapé é uma faixa de proteção ao longo das bases das paredes, junto ao piso. Os rodapés podem ser de madeira, cerâmica, pedra, mármore, etc. Os rodameio ficam a 1 m do piso e servem de bate maca, ou proteção das paredes, os rodatetos são usados juntos aos tetos.

RODATETO – Rodateto é uma faixa de proteção ao longo das paredes, junto aos tetos.

ROUPEIRO – Roupeiro é o mesmo que guarda-roupa.

RUFO – Rufo é a peça de arremate entre o telhado e uma parede.

< Anterior | Próximo >