Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – B


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

BETONEIRA – Uma betoneira ou misturador de concreto é o equipamento utilizado para mistura de materiais, na qual se adicionam cargas de pedra, areia e cimento mais água, na proporção e textura devida, de acordo com o tipo de obra. Pode ter composição diferente, não sendo adicionada a pedra e podendo-se adicionar a cal hidratada, esta é mais usada em revestimento, rejuntamentos e outros preparos na obra.

BIRIBOL – O biribol é um esporte aquático, praticado dentro de uma piscina, muito semelhante ao voleibol.

BLOCO – O mercado oferece opções de blocos feitos com diferentes matérias-primas e tamanhos. Divididos em duas categorias: estruturais ou de vedação, eles são, em grande parte, responsáveis pela qualidade da construção e pelos gastos gerados na obra. Entre outros podem ser: cerâmico ou de concreto.

BLOCO DE VIDRO – Bloco de vidro ou tijolo de vidro é um material de construção composto por duas paredes de vidro, com uma camada de ar entre as mesmas. Podem ter diversos tipos de acabamento: transparentes ou translúcidos, liso, ondulado ou em bastonetes. Os blocos podem ser de vedação completa ou vazados permitindo a passagem do ar entre ambientes. É possível encontrá-lo em diversas cores conforme o fabricante. Pode ser usado tanto em fachadas como em ambientes internos das construções.

BOIA – BOIA é o mesmo que torneira de boia.

BOILER – O mesmo que aquecedor solar por acumulação. No sistema de aquecimento solar é o reservatório de água quente.

BOMBA – Uma bomba hidráulica é um dispositivo que adiciona energia aos líquidos, tomando energia mecânica de um eixo, de uma haste ou de outro fluido: ar comprimido e vapor são os mais usuais. As formas de transmissão de energia podem ser: aumento de pressão, aumento de velocidade ou aumento de elevação – ou qualquer combinação destas formas de energia. Como consequência, facilita-se o movimento do líquido. É geralmente aceito que o líquido possa ser uma mistura de líquidos e sólidos, nas quais a fase líquida prepondera. Existem muitos tipos de bombas, como centrífugas, de embolo (pistão), injetoras, a ar comprimido, carneiro hidráulico, etc. A mais utilizada atualmente é a bomba centrífuga.

BOMBA DE POÇO – Bomba de poço serve para bombear a água para uma cisterna ou caixa d’água. Comumente se utiliza um modelo submersível (que fica totalmente dentro da água) e que tenha filtro.

BOMBA DE RECIRCULAÇÃO DA PISCINA – A bomba de recirculação obriga a água a fluir através do filtro e retornar ao tanque. Ela deve ser dimensionada de acordo com as características do filtro e com a perda de carga nas tubulações.

BOMBAS INJETORAS – São bombas centrífugas geralmente utilizadas em poços e cisternas. Apresentam eixo horizontal e um dispositivo chamado de injetor. Esse dispositivo, instalado nas tubulações de retorno e sucção submersas no poço, aplica uma força de pressão na tubulação, ocorrendo o efeito de sucção, ou seja, puxa a água de seu local de origem até a bomba, vencendo a NPSH (força de pressão que age contra a bomba). Para garantir a segurança e a durabilidade, este modelo é dotado de um protetor térmico que evita o aquecimento da bomba durante o funcionamento.

BOMBAS SUBMERSAS Bombas submersas são o mesmo que bombas submersíveis.

BOMBAS SUBMERSÍVEIS – Bombas submersíveis são bombas que fazem a movimentação do fluído estando imersas no líquido em questão. Geralmente são utilizados em locais que possuem restrição de espaço. Sua fácil instalação e remoção tornam esse modelo um equipamento bastante portátil, sendo muitas vezes alugado por empresas para a realização de trabalhos esporádicos como drenagem de valas, alagamentos, esgotos, etc.

BRISE – Brise do francês brise-soleil – quebra-sol composto de peças de madeira, concreto, plástico ou metal, instalado vertical ou horizontalmente diante de fachadas para atenuar ou mesmo impedir a ação do sol sem perder a ventilação.

BROCA – A broca é uma fundação profunda executada manualmente por intermédio de um trado rotativo, que também recebe o nome de broca.

< Anterior | Próximo >